quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Depoimento de experiência com leitura e escrita

Olá! Meus primeiros incentivos com a leitura e escrita foram com os contos infantis como ocorre com muitas crianças. Minha mãe sendo também educadora infantil sempre leu histórias narrando os fatos com muita ênfase detalhadamente e apresentando as ilustrações que marcaram demais e estão presentes até hoje em minha memória. Posteriormente com o convívio escolar e contato com a biblioteca da escola onde auxiliava a organização dos livros enquanto aguardava a chegada do meu pai, a bibliotecária me sugeriu o livro "O Pequeno Príncipe", na qual achei grande e quase sem figuras para meu interesse e costume no periodo escolar entre e 3ª e 4ª séries aproximadamente. Porém como tinha que comentar e relatar a história para a bibliotecária, pois ela me questionava sobre me incentivando e discutindo episódios, acabei me encantando com as viagens literárias, possibilidades diversas de criar minhas próprias imagens, figuras e lugares e não apenas me restringir as imagens do livro. Atualmente busco auxílio para muitas questões e problemas na leitura e a utilizo também como maneira de espairecer e relaxar. Procuro também nunca ver um filme produzido através de um livro sem antes tê-lo lido para não limitar minhas viagens e relfexões. A leitura promove maiores reflexões sobre a vida e possibilita ampliar idéias e aprimorar a escrita. Minha filha está no período de alfabetização e busco de diversas formas incentivar o gosto pela leitura, mas acredito que o maior incentivo é nosso próprio exemplo, pois observo o interesse dela me questionando sobre o que estou lendo e minhas reações durante

AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DO HORÁRIO DE VERÃO


"Para aproveitar a Situação de Aprendizagem postada em nosso blog, segue algumas informações adicionais e importantes sobre as vantagens e as desvantagens do Horário de Verão!

Podemos incluir esse assunto como uma nova problematização!

Quem sabe não auxilie trabalhos futuros = )?"

    A utilização do horário de verão é um tema polêmico e que exige uma opção do governo. E, como em toda opção, sempre haverá vantagens e desvantagens. A função de um bom governo é saber ponderar os fatores que influenciarão na decisão final. As decisões devem ser tomadas levando em conta qual será o maior benefício para a população.
    
Pontos positivos:

  •  Economia de energia

    Com uma hora a mais no dia, reduzimos o consumo de energia elétrica, principalmente no período de suprimento mais crítico (entre 18 h e 21 h), o comumente chamado “horário de pico”.  

  •   Maior segurança no sistema elétrico nas horas de pico de consumo

    Reduzindo o consumo nos horários de pico, reduzimos também o risco a curtos circuitos e outros problemas elétricos.

  • A minimização da necessidade de certos investimentos na rede elétrica

    Com o horário de verão, não há somente consumo no uso da energia elétrica, mas em investimentos como consertos necessários na rede, por exemplo.


Pontos negativos:

  • Desregulação do “relógio biológico” das pessoas

    O horário de verão pode provocar dois grandes principais inconvenientes. O primeiro é a cronorruptura (isto é, o fluir do tempo é perturbado duas vezes por ano), provocando perturbações no sono, no apetite, na capacidade de trabalho, no humor, e afeta, sobretudo as pessoas idosas, doentes e crianças.
Também, se por um lado, a mudança de madrugada pode incomodar menos as pessoas, por outro lado ela atinge economicamente um grupo de pessoas que trabalha durante a noite. Ao adiantar o relógio, o operário noturno vai trabalhar uma hora menos; ao contrário, ao atrasar o relógio ele ira trabalhar uma hora a mais em sua jornada de trabalho noturno. Se for um mesmo trabalhador as horas serão compensadas, mas no caso de serem diferentes um vai levar vantagem e o outro não.

  • Economia pequena em relação a outras atitudes que se poderia tomar.

    Existem outras formas de economizarmos energia elétrica! E não é necessário aguardarmos a estação mais quente do ano, para usufruirmos do horário de verão. Que tal pensarmos mais sobre nossas atitudes em prol do meio ambiente e consequentemente do nosso país? Como podemos economizar energia elétrica? Pense nisso!

Fontes: Caderno do Professor - Ensino Fundamental II Ciências (7 Série) VOL 3
            Página da web: www.techoje.com.br

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Situação de Aprendizagem – 8ºAno / 7ªSérie – 3ºBimestre



ESTAÇÕES DO ANO


Conteúdos e temas
As estações do ano e o movimento orbital da Terra.

Competências e Habilidades
Organizar e registrar informações sobre a duração do dia em diferentes épocas do ano e sobre os horários de nascimento e ocaso do Sol.

Estratégia de Ensino
Levantamento de conhecimentos prévios por meio de questões, leitura e interpretações de textos e gráficos, debates, pesquisa orientada.

Recursos
Material para atividade experimental: papelão, tesoura, espetos de madeira, bola de isopor e lanterna.

Problematização
Fazer com que o aluno observe e compare a duração do dia e da noite, temperatura nas diferentes estações do ano. Colocar como relevância a importância de ser uma problematização a longo prazo, onde os alunos registrarão a tarefa bimestralmente. Observar também a importância do horário de verão.

Contextualização
O aluno vivenciará o tema pesquisado relacionando-o com o cotidiano.

Avaliação
Registro e discussões sobre os experimentos, participação cooperação e interesse no desenvolvimento das atividades propostas.

Aplicação do conhecimento
O aluno deverá apresentar o resultado do trabalho desenvolvido através de mural e/ou seminários.