quinta-feira, 3 de outubro de 2013

AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DO HORÁRIO DE VERÃO


"Para aproveitar a Situação de Aprendizagem postada em nosso blog, segue algumas informações adicionais e importantes sobre as vantagens e as desvantagens do Horário de Verão!

Podemos incluir esse assunto como uma nova problematização!

Quem sabe não auxilie trabalhos futuros = )?"

    A utilização do horário de verão é um tema polêmico e que exige uma opção do governo. E, como em toda opção, sempre haverá vantagens e desvantagens. A função de um bom governo é saber ponderar os fatores que influenciarão na decisão final. As decisões devem ser tomadas levando em conta qual será o maior benefício para a população.
    
Pontos positivos:

  •  Economia de energia

    Com uma hora a mais no dia, reduzimos o consumo de energia elétrica, principalmente no período de suprimento mais crítico (entre 18 h e 21 h), o comumente chamado “horário de pico”.  

  •   Maior segurança no sistema elétrico nas horas de pico de consumo

    Reduzindo o consumo nos horários de pico, reduzimos também o risco a curtos circuitos e outros problemas elétricos.

  • A minimização da necessidade de certos investimentos na rede elétrica

    Com o horário de verão, não há somente consumo no uso da energia elétrica, mas em investimentos como consertos necessários na rede, por exemplo.


Pontos negativos:

  • Desregulação do “relógio biológico” das pessoas

    O horário de verão pode provocar dois grandes principais inconvenientes. O primeiro é a cronorruptura (isto é, o fluir do tempo é perturbado duas vezes por ano), provocando perturbações no sono, no apetite, na capacidade de trabalho, no humor, e afeta, sobretudo as pessoas idosas, doentes e crianças.
Também, se por um lado, a mudança de madrugada pode incomodar menos as pessoas, por outro lado ela atinge economicamente um grupo de pessoas que trabalha durante a noite. Ao adiantar o relógio, o operário noturno vai trabalhar uma hora menos; ao contrário, ao atrasar o relógio ele ira trabalhar uma hora a mais em sua jornada de trabalho noturno. Se for um mesmo trabalhador as horas serão compensadas, mas no caso de serem diferentes um vai levar vantagem e o outro não.

  • Economia pequena em relação a outras atitudes que se poderia tomar.

    Existem outras formas de economizarmos energia elétrica! E não é necessário aguardarmos a estação mais quente do ano, para usufruirmos do horário de verão. Que tal pensarmos mais sobre nossas atitudes em prol do meio ambiente e consequentemente do nosso país? Como podemos economizar energia elétrica? Pense nisso!

Fontes: Caderno do Professor - Ensino Fundamental II Ciências (7 Série) VOL 3
            Página da web: www.techoje.com.br

13 comentários: