Situação de Aprendizagem – 8ºAno / 7ªSérie – 3ºBimestre
ESTAÇÕES DO ANO
Conteúdos e temas
As estações do ano e o movimento orbital da
Terra.
Competências e Habilidades
Organizar e registrar informações sobre a
duração do dia em diferentes épocas do ano e sobre os horários de nascimento e
ocaso do Sol.
Estratégia de Ensino
Levantamento de conhecimentos prévios por meio
de questões, leitura e interpretações de textos e gráficos, debates, pesquisa
orientada.
Recursos
Material para atividade experimental: papelão,
tesoura, espetos de madeira, bola de isopor e lanterna.
Problematização
Fazer com que o aluno observe e compare a
duração do dia e da noite, temperatura nas diferentes estações do ano. Colocar como
relevância a importância de ser uma problematização a longo prazo, onde os
alunos registrarão a tarefa bimestralmente. Observar também a importância do
horário de verão.
Contextualização
O aluno vivenciará o tema pesquisado
relacionando-o com o cotidiano.
Avaliação
Registro e discussões sobre os experimentos,
participação cooperação e interesse no desenvolvimento das atividades
propostas.
Aplicação do conhecimento
O aluno deverá apresentar o resultado do
trabalho desenvolvido através de mural e/ou seminários.


Muito boa SA. Somente acrescentaria a questão do horário de verão com seus benefícios e prejuízos.
ResponderExcluirBoa sugestão do Paulo, eu indico um site que os alunos poderiam consultar:
ResponderExcluirhttp://www.explicatorium.com/CFQ7-Esta%E7oes-do-ano.php
Caros colegas cursistas do Grupo 5
ResponderExcluirParabéns pela SA, dessa maneira os alunos irão associar esse movimento orbital da Terra ao conceito de ano, 365 dias, e assim entender como funciona nosso calendário de acordo com luminosidade do sol, e como as estações do ano vão se alternando.