quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Situação de Aprendizagem – 8ºAno / 7ªSérie – 3ºBimestre



ESTAÇÕES DO ANO


Conteúdos e temas
As estações do ano e o movimento orbital da Terra.

Competências e Habilidades
Organizar e registrar informações sobre a duração do dia em diferentes épocas do ano e sobre os horários de nascimento e ocaso do Sol.

Estratégia de Ensino
Levantamento de conhecimentos prévios por meio de questões, leitura e interpretações de textos e gráficos, debates, pesquisa orientada.

Recursos
Material para atividade experimental: papelão, tesoura, espetos de madeira, bola de isopor e lanterna.

Problematização
Fazer com que o aluno observe e compare a duração do dia e da noite, temperatura nas diferentes estações do ano. Colocar como relevância a importância de ser uma problematização a longo prazo, onde os alunos registrarão a tarefa bimestralmente. Observar também a importância do horário de verão.

Contextualização
O aluno vivenciará o tema pesquisado relacionando-o com o cotidiano.

Avaliação
Registro e discussões sobre os experimentos, participação cooperação e interesse no desenvolvimento das atividades propostas.

Aplicação do conhecimento
O aluno deverá apresentar o resultado do trabalho desenvolvido através de mural e/ou seminários.



3 comentários:

  1. Muito boa SA. Somente acrescentaria a questão do horário de verão com seus benefícios e prejuízos.

    ResponderExcluir
  2. Boa sugestão do Paulo, eu indico um site que os alunos poderiam consultar:
    http://www.explicatorium.com/CFQ7-Esta%E7oes-do-ano.php

    ResponderExcluir
  3. Caros colegas cursistas do Grupo 5
    Parabéns pela SA, dessa maneira os alunos irão associar esse movimento orbital da Terra ao conceito de ano, 365 dias, e assim entender como funciona nosso calendário de acordo com luminosidade do sol, e como as estações do ano vão se alternando.

    ResponderExcluir